Chegada do LEPES em Sobral
03 de setembro de 2019 // Sobral
Todo fim de mês, a cena se repete. Gestores de todo o Brasil chegam em Sobral para participar do Seminário de Educação e conhecer mais sobre o sistema público de educação do município. O que faz com que tantas pessoas encarem uma longa viagem ao interior do Ceará, a 232 quilômetros de Fortaleza e distante dos centros mais ricos do país, para passarem dois dias aprendendo sobre gestão educacional?

Todos querem saber os principais determinantes por trás desse desempenho, políticos, técnicos, pesquisadores. Até mesmo o bilionário empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann já pousou na cidade mais de uma vez para conhecer mais sobre o modelo de educação do município. No entanto, como já enfatizaria o experiente estudioso da educação, João Batista Oliveira, o mais intrigante não é saber o que acontece em Sobral, e sim por que a receita não é repetida pelo Brasil afora?
Tanto interesse e tantas visitas feitas por muitos profissionais sem que houvesse o milagre da multiplicação fizeram com que o LEPES julgasse o tema por demais complexo para que fosse entendido em uma breve passagem. Como faz mensalmente com visitantes do Brasil, Sobral abriu as portas para que o Laboratório se instalasse na cidade. Dessa vez não como um turista de rápida estada, mas com visto de residência devidamente carimbado.
Utilizando-se de métodos científicos, o LEPES busca entender as nuances por trás do caso de Sobral. Um dos objetivos é desvendar o que acontece na cidade e que ainda não foi incorporado pelos outros municípios, mas também documentar o que já foi aprendido por quem tem olhos e ouvidos aqui. É notável que, apesar de não terem atingido o padrão de Sobral, os municípios vizinhos também tenham elevado significativamente seus indicadores educacionais ao longo dos anos.
O LEPES não se limita a aprender, e também quer contribuir com Sobral. Com a expertise construída ao longo de anos de pesquisa nas agendas de gestão escolar, desenvolvimento infantil, desenvolvimento socioemocional e criminalidade e violência, o LEPES trouxe dois grandes projetos para a cidade de Sobral em 2019: o MELQO, que estuda processos e aprendizado durante a Educação Infantil e o Estudo Longitudinal de Competências Socioemocionais no Ensino Fundamental.
A coleta de dados do MELQO começou em março deste ano com um questionário de contexto socioeconômico para os pais das crianças que se encontravam no Infantil IV e Infantil V (pré-escola I e II) da rede municipal de Sobral. Essa etapa foi seguida de um grande trabalho de campo em que 681 crianças provenientes de todas as escolas que possuem turmas da pré-escola compuseram a amostra do Instrumento MODEL, que é o módulo de desenvolvimento infantil do MELQO.
A aplicação do MODEL será repetida no mês de outubro e permitirá que seja estudado quanto uma criança se desenvolve ao longo de um ano de pré-escola . Antes disso, em setembro, será feita a observação das escolas, salas de aula e processos de ensino através do Instrumento MELE, que é o outro módulo do MELQO. A junção dos dois instrumentos é muito valiosa do ponto de vista da gestão escolar municipal, que poderá ver quais características do espaço de ensino e quais práticas pedagógicas estão associadas a melhores resultados.
Ademais, tendo em vista que a ciência mostra que o começo da vida é determinante para todo o desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo progresso, em novembro, o LEPES estreará em Sobral a adaptação do MELQO para crianças de dois e três anos. Através de abordagem apropriada à idade, será estudado o desenvolvimento típico de uma criança que ainda está na creche e também as melhores práticas pedagógicas encontradas ali.
Por fim, sendo um laboratório embrionário de uma faculdade de ciências econômicas, o LEPES não se limita a se preocupar com a educação como um fim por si só, mas como um meio de reverter o quadro socioeconômico de populações em desenvolvimento. Logo, não bastaria compor um sistema tido como modelo de bons resultados educacionais desde a educação infantil se isso não se traduzisse em resultados positivos na vida dos indivíduos.
Com essa motivação, em agosto de 2019, dá-se a continuação de um estudo longitudinal que está planejado para acompanhar todos os estudantes de Sobral que estavam no 5º ano do Ensino Fundamental em 2018 até, pelo menos, que entrem no Ensino Médio. Através de questionários de contexto pessoal e social e de instrumentos de competências socioemocionais, são estudadas em detalhes as causas que fazem com que o jovem sobralense sofra com moléstias psicológicas, envolva-se com grupos de delinquência e criminalidade e, consequentemente, perca o foco na escola e em um projeto de vida sustentável.