Desenvolvimento do Sistema de monitoramento da Educação Infantil de Boa Vista

04 de fevereiro de 2020 // Infantil

 

Ao longo do ano de 2019, foi desenvolvido o Sistema de monitoramento da Educação Infantil de Boa Vista. Esse projeto foi realizado por meio de uma parceria entre o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) e a FMCSV (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal), juntamente à SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista), cujo objetivo é instrumentalizar a rede municipal e as instituições de ensino (pré-escolas) no processo de melhoria da qualidade dos serviços oferecidos por meio do uso de dados com finalidade diagnóstica da rede de Educação Infantil.

Equipe responsável pelo desenvolvimento digital do projeto.
Fonte: Acervo Pessoal

O Sistema de monitoramento faz parte do processo de transferência de tecnologia à SMEC, de forma que seja possível a SMEC ter autonomia sobre a aplicação do instrumento MELQO, bem como do monitoramento da qualidade da Educação Infantil da rede. O projeto contou com o envolvimento de aproximadamente 24 pessoas de diversas áreas, desde pessoas de desenvolvimento, analista de dados e gestores públicos à especialista em Educação Infantil. Inicialmente, por meio de um grupo de trabalho (GT), foram discutidos sobre o conteúdo e a forma como os dados coletados da aplicação do instrumento MELQO seriam exibidos na Plataforma. Isto é, para os diversos blocos de informações contidos no instrumento, discutiu-se a melhor forma de apresenta-los ao público alvo (gestores públicos e gestores das pré-escolas). Em paralelo a cada reunião do GT, as informações eram inseridas e configuradas no Sistema. O resultado final desse processo foi a criação de um documento de devolutiva. Essa devolutiva foi testada em uma dinâmica conduzida por Rayssa Lemos com aproximadamente 40 pessoas compostas por diretores, professores e coordenadores pedagógicos da rede de Educação Infantil da cidade. Após essa dinâmica, realizou-se os ajustes necessários ao documento de devolutiva e o conteúdo do Sistema de monitoramento foi dividido em seis seções:

  1. Disponibilidade e manutenção de instalações e equipamentos: Essa seção apresenta informações sobre a existência de determinadas características de infraestrutura da pré-escola que são relevantes para uma Educação Infantil de qualidade, bem como de informações sobre a manutenção de equipamentos, as condições de risco à segurança das crianças e a acessibilidade da pré-escola;
  2. Recursos humanos: Essa seção apresenta informações gerais sobre os professores da rede de pré-escola, como perfil, experiências, qualificações, formação continuada e remuneração;
  3. Organização da sala: Essa seção apresenta informações sobre os materiais pedagógicos, cantos, produção das crianças, além dos registros e portfólios;
  4. Práticas pedagógicas: Essa seção apresenta informações sobre a existência ou não de determinadas oportunidades de aprendizagem, bem como a prática pedagógica utilizada pelo professor. Além disso, essa seção engloba informações relacionadas às interações, como: direcionamento do comportamento, atenção individualizada à criança e entre as atividades do dia;
  5. Engajamento: Essa seção apresenta informações sobre o engajamento dos agentes envolvidos na Educação Infantil, como os professores, pais ou responsáveis e as crianças. O envolvimento desses agentes se verifica na forma de perguntas aos professores sobre a satisfação com o trabalho, o planejamento, a composição da turma (crianças migrantes e uso de outra língua em sala) e envolvimento da pré-escola em situações críticas à segurança da criança; às famílias ou responsáveis sobre sua participação na tomada de decisão sobre o projeto político-pedagógico, plano de ação, além da sua participação nas discussões e avaliações das vivências e produções das crianças, bem como de sua satisfação com a qualidade da pré-escola; e por fim, o envolvimento das crianças é observado por meio do envolvimento nas atividades em sala, além de questões relacionadas à saúde das crianças e sua frequência à pré-escola;
  6. Aprendizagem e desenvolvimento: Essa seção apresenta a aprendizagem e desenvolvimento das crianças das pré-escolas nos domínios avaliados pelo MELQO, que são Linguagem e Letramento, Matemática, Função Executiva e Desenvolvimento Socioemocional.
    Veja abaixo uma síntese sobre o Sistema de monitoramento.
Por fim, o ano foi finalizado com uma apresentação do Sistema em conjunto a um treinamento sobre a utilização do Sistema de monitoramento da Educação Infantil de Boa Vista à toda a equipe de gestores da SMEC, aos gestores das pré-escolas, bem como a equipe de Tecnologia da SMEC. O treinamento ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019, em Boa Vista (RR), e foi ministrado por Jaqueline F. Natal, gestora do projeto, bem como por Victor Jesus, um dos desenvolvedores do sistema. Confira abaixo algumas fotos da dinâmica com os professores, diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil de Boa Vista e do treinamento.
Treinamentos realizados em Boa Vista em Dezembro de 2019.
Fonte: Acervo Pessoal

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