Desenvolvimento Infantil

O desenvolvimento infantil do ser humano tem papel fundamental na formação de habilidades que são importantes na determinação do sucesso futuro dos indivíduos.

O tema é um dos interesses de pesquisa do laboratório pelo fato de a infância ser uma fase primordial para o desenvolvimento pleno, tanto cognitivo quanto socioemocional. Dada a importância das fases mais precoces, tem-se que investimentos feitos nos primeiros anos de vida diminuem envolvimento com violência, aumentam a produtividade do trabalho, dão condições para uma vida mais saudável e geram bem-estar. Além de que investimentos nessa fase etária tem maior custo benefício do que aqueles feitos mais tardiamente. Ou seja, este é um tema diretamente ligado à diminuição das desigualdades, ao aumento da qualidade de vida da sociedade como um todo e melhor alocação de recursos nos investimentos em capital humano.

Projeto MELQO

O MELQO, iniciativa internacional liderada pela UNESCO, é um instrumento que busca propor uma medida de qualidade para a primeira infância e educação infantil, que seja universal, factível, precisa e útil, de modo que seja possível orientar políticas e programas baseados em evidências para melhorar a educação pré-primária para crianças de 4 a 6 anos de idade.

Leia a trilha de textos sobre a atuação do Lepes com o MELQO: