Desenvolvimento Integral dos Estudantes

A educação brasileira passa por intensa transformação. Famílias buscam cada vez mais compartilhar com o Estado dimensões de preparo de seus filhos para a vida, jovens demonstram cada vez menos interesse nos formatos tradicionais de ensino conteudistas, e professores se sentem cada vez mais frustrados com a inabilidade de atender às expectativas de famílias e redes de ensino. Em função disso, há crescente pressão da sociedade brasileira por mudanças, que podem genericamente ser resumidas na transformação da missão da escola em direção ao desenvolvimento integral dos estudantes, ou seja, o trabalho com competências que estejam relacionadas não apenas às disciplinas curriculares tradicionais, mas também aquelas importantes para os demais desafios da vida e construção do projeto de vida do estudante.

O propósito desta agenda é investigar iniciativas brasileiras que busquem tanto a inclusão de novas competências no conjunto de objetivos educacionais a serem atingidos, como o uso de estratégias pedagógicas que coloquem de fato o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem. Complementa este esforço a tentativa de entender como características de contexto afetam este desenvolvimento integral (tais como o evento da epidemia de Covid-19 ou a expansão das escolas de tempo integral em determinados territórios).

Projeto MINDSET

A teoria de Mindset, desenvolvida por Dweck (2006), fragmenta-se em dois tipos de mentalidade a saber: Mindset Fixo e Mindset de Crescimento. As pessoas de Mindset Fixo creem que suas habilidades são pouco (ou nada) maleáveis, isto é, não podem ser desenvolvidas ao longo da vida, e, por conseguinte, lidam pior com situações de fracasso, tem menos incentivos ao esforço e se preocupam demais em parecer bons. Já as pessoas de Mindset de Crescimento acreditam que a quantidade de esforço que colocam sobre seus objetivos e tarefas é determinante para o seu sucesso e, principalmente, para a sua aprendizagem.