Equipe MOVE
30 de julho de 2020 // Infantil
Em 2019, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) e o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática Aplicada, liderado pelo colaborador Prof Ildeberto Rodello, estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de projetos que necessitam da tecnologia em sua produção.
Desta forma nasceu o MOVE, pois com o crescimento do laboratório, os projetos ficaram mais ambiciosos, no âmbito de elaborarem aplicativos, sistemas, base de dados, amparando os objetivos que as pesquisas almejam alcançar. Assim, o propósito da Equipe Move é trabalhar no desenvolvimento de ferramentas alocadas em uma única plataforma digital, que auxiliem na captura, tratamento, treinamento e disseminação de dados e informações relevantes na análise do cenário da Educação Infantil no Brasil.

Neste contexto, o Move teve uma grande atuação no Desenvolvimento do Sistema de Monitoramento da Educação Infantil de Boa Vista (RR). Esse projeto foi realizado por meio de uma parceria entre o LEPES e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), juntamente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista, em que a finalidade do projeto era de instrumentalizar a rede municipal e as instituições de ensino da primeira infância no processo de melhoria da qualidade dos serviços oferecidos por meio do uso de dados com finalidade diagnóstica da rede de Educação Infantil. Portanto, a equipe Move elaborou um ambiente virtual, apresentado via plataforma web e aplicativo mobile, que possibilitou a coleta e tratamento dos dados a partir do estudo da Measuring Early Learning Quality and Outcomes (MELQO), que contribuíram para a elaboração de relatórios educacionais para a capital de Roraima.
O desenvolvimento deste trabalho contou com a colaboração de graduandos de Informática Biomédica da Universidade de São Paulo, são eles: Victor Jesus, responsável pela equipe de desenvolvimento da plataforma web; Jean Pereira, coordenador geral do desenvolvimento do projeto; Leonardo Menini, responsável pelo banco de dados e servidores; João Victor Daijó e José Macklaud, membros da equipe de desenvolvimento da plataforma web e Rafael Razeira, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo mobile. Isso com o apoio da Jaqueline F. Natal, coordenadora do projeto e pesquisadora do LEPES.
Atualmente, o Move está trabalhando no desenvolvimento de uma Plataforma Nacional, que contenha informações e indicadores relacionados às práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem brasileiros. Esse projeto possui quatro frentes:
- Um dos princípios é ampliar o alcance do sistema que foi desenvolvido para Boa Vista, a fim de fornecer dados coletados pelo aplicativo com a finalidade de elaboração de devolutiva diagnóstica da rede de Educação Infantil;
- A plataforma visa também fornecer certificação aos indivíduos que passaram pelos treinamentos de aplicação de instrumentos, como a Escala de Avaliações de Ambientes de Aprendizagem para a Primeira Infância (EAPI);
- Armazenar documentos e materiais, como o próprio instrumento, para que gestores e profissionais da educação tenham acesso a este tipo de arquivo na plataforma e;
- Alocar um acervo de documentos e vídeos relacionados à práticas pedagógicas qualificadas, segundo os critérios da EAPI, de diferentes contextos e localidades que atendam a direitos fundamentais das crianças na Educação Infantil.
Todo trabalho dessa equipe tem o intuito de compreender vários aspectos da Educação Infantil e disponibilizar ferramentas que estimulem melhorias na qualidade Educacional do País!