Pesquisa de Habilidades Socioemocionais em Ambiente Escolar
Neste ano, o LEPES irá realizar mais um estudo de campo no escopo dos seus projetos de desenvolvimento socioemocional. A pesquisa é uma das iniciativas que vai aplicar o instrumento SENNA, sistema de mensuração de características socioemocionais dos estudantes brasileiros, que foi desenvolvido pelo LEPES em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Edulab 21.
A literatura científica já apresentou resultados importantes sobre o papel das chamadas habilidades socioemocionais, ou não cognitivas, para o aprendizado e o melhor desempenho acadêmico e para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo descrever a realidade dos estudantes de Ribeirão Preto e entender a fundo a relação das características socioemocionais com resultados escolares e outros fatores importantes para a formação dos jovens como alunos e cidadãos.
Nesse estudo de campo, faremos avaliações das habilidades cognitivas, como a proficiência em língua portuguesa e matemática, e de habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência, organização, abertura a novas experiências e autoestima. Nosso trabalho será feito com todas as crianças do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I das escolas da rede pública e com crianças das escolas particulares que aderirem ao nosso esforço.
Como forma de reconhecimento e agradecimento, lançamos o selo “Escola Amiga da Ciência”. Abaixo, listamos as escolas privadas que estão empenhadas em garantir o suporte necessário para nossa equipe e comprometidas com a realização da pesquisa.