Professores de ensino fundamental da rede pública ganham menos que seus pares na rede privada?
01 de janeiro de 2019 // Biblioteca
Resumo: O presente trabalho se propôs a investigar a evolução dos diferencias de salário entre
professores das redes municipais em relação a rede privada nos anos iniciais e finais do ensino
fundamental e se esse diferencial se mantém quando levamos em conta as características de
cada município brasileiro. Para tanto, utilizou-se de informações da Relação Anual de
Informações Sociais (RAIS) referente ao período de 2003 a 2016. As evidências encontradas
apontam para um aumento do diferencial de salário da rede municipal em relação a privada no
período de 2003-2016 nos anos iniciais e para reversão do gap salarial nos anos finais. Além
disso, as evidências encontradas apontam para um fato até então não observado na literatura.
Em geral, a literatura destaca que profissionais do setor público da esfera municipal em geral
ganham menos ou pouca coisa a mais do que os do setor privado, mas no caso dos
professores, em especial os de ensino fundamental, esse diferencial é positivo e relevante
(cerca de 34% a mais na primeira etapa do fundamental e 15% na segunda, em 2016).
Abstract: The present work has proposed to investigate the evolution of wage differences between
teachers of the municipal school in relation to the private school in the initial and final years of
elementary school and if this differential is maintained when we take into account the
characteristics of each Brazilian municipality. For this purpose, the Annual Information of
Social Information (RAIS) was used for the period from 2003 to 2016. The evidences found
points to an increase in the wage differential of the municipal school in relation to private
school in the period of 2003-2016 at initial years and to the reversal of the wage gap in the
final years. Moreover, the evidences found point to a fact not previously reported in the
literature. In overall, the literature points out which public sector professionals in the
municipal sphere generally earn less or little more than the private sector, however, in the
case of teachers, especially primary school teachers, this difference is positive and relevant
(about 34% more in the first stage of the elementary school and 15% in the second in 2016).