Realizações e conquistas do LEPES em 2019

13 de dezembro de 2019 // Notícias

Encerrando um ano repleto de resultados e conquistas, revisitamos neste post alguns dos nossos feitos mais relevantes de 2019. Agradecemos, primeiramente à toda nossa equipe que trabalhou empenhosamente para que este pudesse ser um ano de notável desenvolvimento, e também à todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente, para que pudessemos continuar desenvolvendo pesquisas relevantes e de alto nível de qualidade.

Podemos destacar neste ano as seguintes participações em eventos pelo Lepes:

O professor Daniel Santos participou do painel “Qualidade como componente chave para a equidade”  no VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em São Paulo. E também apresentou sobre a mesma temática na FEA-RP abordando medidas para avaliações educacionais no I Seminário Internacional de Educação em Ciências da Vida: qualidade sem deixar ninguém para trás.

O professor Luiz Guilherme apresentou na audiência pública da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados em Brasília, onde fez contribuições para a renovação do FUNDEB com mecanismos para estimular a eficiência e equidade. Luiz também esteve presente na 3rd World Conference on Personality no Vietnã, onde apresentou o trabalho “School Environmental for Youth Personality: Does Neighborhood Crime Interfere with Development of Emotional and Interpersonal Traits?” e no 24º Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA) no Méxicoe, apresentando o trabalho em conjunto com o Professor Jefferson Bertolai “Property rights in illicit drug markets”.

Em adicional, outros eventos contaram também com a participação de membros do LEPES, como o CIES 2019 (Comparative & International Education Society), em que dois artigos foram apresentados, e, no segundo semestre, a X reunião da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional), que contou com minicursos, apresentação de posteres e também apresentação de trabalhos e estudos, e também do 47º Encontro Nacional de Economia – Anpec, em que contou com dois artigos aprovados.

Em Sobral, onde o LEPES instalou um escritório permanente em março deste ano, foram desenvolvidos 6 pesquisas de campo, sendo 3 campos aplicando o instrumento MODEL, 2 campos aplicando o MELE e 1 campo longitudinal no Ensino Fundamental. Além do campo, aconteceram em Sobral diversas reuniões, treinamentos e também participação em workshop sobre avaliação da educação infantil. Esse trabalho soma-se a outros parceiros, pesquisadores, institutos, fundações e elaboradores de políticas que buscam na cidade inspiração e lições que possam ser levadas para que a evolução da educação no Brasil.

Como dito, 2019 foi um ano de muito trabalho no LEPES, e os campos realizados em Sobral foram apenas uma parte disso, também aconteceram campos em Ribeirão Preto, Boa Vista e São Paulo. O campo desenvolvido na rede municipal de ensino de São Paulo aplicando o instrumento MELE atingiu 65 unidades de pré-escola e 50 unidades de creche, onde validamos o instrumento MELE Creche, totalizando 230 turmas entre os dois que foram observadas para a adaptação e validação do instrumento. Já o campo realizado em Ribeirão Preto, o qual ganhou bastante destaque na mídia dado sua magnitude, ocorreu entre os meses de Agosto e Dezembro e atingiu aproximadamente 660 turmas. Os questionários foram aplicados em mais de 12 mil alunos de 3°s e 4°s anos e mais de 600 professores, sendo essa coleta foi fruto do trabalho de mais de 80 aplicadores que integraram nossa equipe no período.  Por fim, em Boa Vista foi aplicado a segunda rodada do MELQO ,como parte do processo de transferência de tecnologia à Secretaria de Educação e Cultura, o LEPES auxiliou a SMEC na aplicação do instrumento MELQO. Esse auxilio foi realizado por meio de treinamentos e trocas de informações sobre: o instrumento MELQO, a escolha da amostra, o campo e o aplicativo utilizado.

O Lepes também realizou uma série de visitas a escolas no estado do Mato Grosso do Sul a fim de avaliar a implementação do Diálogos Socioemocionais na rede estadual de ensino pelo Instituto Ayrton Senna.

Ademais, este ano o Lepes deu início a equipe de Marketing e Relações Públicas que é responsável pela manutenção das redes sociais e de nosso site! Em Junho, demos início a nossa newsletter, a LepesNews, visando aumentar a divulgação e o acesso ao trabalho desenvolvido no laboratório. Intensificamos também a atuação em nosso site e redes sociais por meio de divulgações de projetos e notícias sobre o laboratório e seus pesquisadores, e também da nossa série de blogs e entrevistas acerca das nossas áreas de interesse, tendo em vista o mais fácil acesso da sociedade à informação fidedigna e de qualidade.

Aqui fica nossos agradecimentos à equipe do Lepes, aos colaboradores e nossos parceiros!