Treinamento do MELQO para a Secretaria
Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista

19 de novembro de 2019 // Notícias

Do dia 7 ao dia 11 de outubro de 2019, foi realizado o treinamento do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) com uma equipe de 8 pessoas que serão responsáveis pela aplicação do campo em Boa Vista, no ano corrente. Os responsáveis por conduzi-lo foram Nataly Muniz e Jaqueline França Natal do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES).

A equipe responsável pela aplicação do campo foi composta pelos monitores das macroáreas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Boa Vista, liderada pela Lilian Vieira. O treinamento foi realizado com o estudo teórico de cada instrumento que compõem os dois módulos do MELQO (MODEL e MELE), além da parte prática do treinamento com a aplicação nas pré-escolas. Para esse treinamento, três pré-escolas foram visitadas: Ivany Parente, Emília Rios Peixoto e Arco Íris.

O cronograma do treinamento foi elaborado de forma que todos os participantes tivessem a oportunidade de realizar pelo menos uma observação da sala e uma avaliação direta com uma criança. Para isso, o treinamento ocorreu da seguinte forma:

• Segunda feira (07/10): Apresentação da Observação Direta (MELE);
  • Terça feira (08/10): Prática da Observação Direta (MELE) e apresentação da Avaliação Direta (MODEL);
  • Quarta feira (09/10): Prática da Observação Direta (MELE);
  • Quinta feira (10/10): Prática da Avaliação Direta (MODEL);
  • Sexta feira (11/10): Apresentação dos Relatórios dos pais e professores (MODEL) e das Entrevistas dos professores e diretores (MELE) e encerramento do treinamento.

O treinamento é parte do processo de transferência de tecnologia e autonomia para a SMEC de Boa Vista.

Seguem as fotos do treinamento: