Validação do MELQO em Boa Vista
03 de Outubro de 2019 // Infantil
Em 2018, por meio de uma parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), foi realizado a adaptação e validação do instrumento Measuring Early Learning Quality and Outcomes (MELQO) para o contexto brasileiro. O primeiro passo para a adaptação e validação do MELQO foi sua tradução para a língua portuguesa.
Após a tradução, foi realizado um workshop em Boa Vista (RR) para a adaptação do instrumento ao contexto brasileiro. O workshop ocorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2018, com a formação de três grupos de discussão responsáveis pelos seguintes instrumentos:
- Avaliação Direta;
- Observação de aspectos essenciais da sala;
- Demais instrumentos direcionados aos pais, professores e diretores (Relatórios dos pais ou responsáveis, Relatório do professor, Entrevista com o professor e Entrevista com o diretor).
Além disso, a adaptação do instrumento contou com a participação de uma equipe de educadoras do Laboratório de Educação (Labedu) para a realização do alinhamento do instrumento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por último, algumas adaptações nas tarefas de identificação e som de letras foram necessárias e essas adaptações foram realizadas com o auxílio de um especialista em Linguagem.
Após a coleta dos feedbacks do workshop e da equipe de educadoras do Labedu, o instrumento foi adaptado e compilado em uma versão final para a aplicação do piloto cujo objetivo era verificar a validade e a consistência interna dessa versão compilada. O piloto ocorreu nos dias 18 a 21 e 25 a 26 de junho de 2018, em seis pré-escolas de Boa Vista (RR), sendo uma delas rural e uma indígena. Vale destacar que, primeiro, foram sorteadas as turmas que participaram do piloto e, em seguida, cinco crianças de cada turma selecionada, cinco crianças do Pré 1 e cinco crianças do Pré 2, totalizando dez crianças para cada pré-escola. A coleta de dados do piloto possibilitou uma adaptação ainda mais precisa do instrumento.
A partir desses dados coletados, analisou-se possíveis falhas do instrumento, tais como dificuldades na compreensão de itens, se o instrumento está grande ou repetitivo demais, ausência de opções de resposta, e, por fim, validou-se empiricamente o instrumento, medindo, por exemplo, o nível de concordância entre pais e professores nos itens que se referem ao desenvolvimento socioemocional. A realização desta etapa do projeto mostrou alguns aspectos dos instrumentos que poderiam ser aperfeiçoados para o contexto brasileiro e a partir desse aperfeiçoamento, o instrumento foi consolidado em uma versão final.
Por fim, com a validação do MELQO realizada no primeiro semestre de 2018, nos meses de agosto e setembro, foi realizada a aplicação da pesquisa de campo com a versão brasileira do instrumento em todas as 63 pré-escolas municipais de Boa Vista (RR).