Violência e Criminalidade

As altas taxas de criminalidade observadas no Brasil têm gerado um ambiente de insegurança que cada vez atinge mais pessoas. Diante desse cenário, as pesquisas realizadas no LEPES buscam compreender os fatores que podem contribuir para o agravamento dessa situação.

De forma clara, os temas abordados nas pesquisas sobre economia do crime englobam três grandes áreas:

  • Análises sobre vitimização pessoal
  • Efeitos da violência no ambiente escolar
  • Avaliação de impacto de políticas na área de segurança pública

Por fim, o objetivo maior dessa linha de pesquisa é compreender as causas e consequências da alta criminalidade no Brasil, bem como investigar políticas públicas que têm maior capacidade de lidar com esse grave problema social.

Projeto Jornal Verdade

O projeto denominado de Jornal Verdade, utiliza como principal ferramenta de análise a tabulação de dados de um periódico de grande circulação na cidade de Ribeirão Preto. Esse jornal era diário e possuía uma seção policial de grande importância dedicada à cobertura de ocorrências de homicídios, tentativas de homicídio e tráfico de drogas.

A análise de cada notícia do Jornal Verdade teve como foco os anos de 1996 a 2006. Esse período compreendeu a fase de grande declínio das taxas de homicídios por 100 mil habitantes na cidade e no estado de São Paulo.

As informações coletadas nesse projeto podem fornecer insumos para compreender as possíveis causas por trás das reduções no número de homicídios na cidade de Ribeirão Preto e no estado de São Paulo.